A Osteopatia é uma terapia complementar não convencional, que procura restabelecer o equilíbrio e harmonia de todos os sistemas do corpo-humano. Portanto, é uma terapia holística que considera o homem como um todo.
Na consulta de Osteopatia, o terapeuta inicia com uma anamnese pormenorizada sobre a história clínica do paciente e uma análise global do organismo, para diagnosticar e, de seguida, tratar. O tratamento é realizado através de técnicas manuais não invasivas e sem recurso a fármacos, focado na origem do problema e não apenas no local sintomático do paciente.
A Osteopatia é também eficaz no campo da prevenção evitando que algumas disfunções se instalem ou se tornem crónicas.
O Osteopatia é indicada para todos, tanto na forma preventiva como na curativa.
A Osteopatia é eficaz em escolioses, entorses da tibiotársica, dor na coluna (lombocietalgias, dorsalgias, cervicalgias, contraturas e tensões musculares, torcicolos, e disfunções músculo-esqueléticas provocadas por acidentes e traumas (caso não haja contraindicação médica), movimentos repetitivos, más posturas. Tem também efeitos positivos em enxaquecas, cefaleias, vertigens, patologias digestivas, insónias, asma, sinusites, obstipação, stress, hérnia do hiato, entre outras.
A osteopata visa a homeostasia do corpo-humano utilizando técnicas estruturais, craniais, viscerais, miofasciais, linfáticas e técnicas de tecido moles. As mãos são o principal e único instrumento utilizado. Desta forma, esta terapia procura despertar os mecanismos de autorregulação e sistema de saúde para recuperar o equilíbrio interno e eliminar a dor. Um corpo com distúrbios como desequilíbrios nos tecidos, desalinhamento ósseo e congestão de líquidos resulta num mau funcionamento e aparecimento de dor ou doença. Cada paciente é único e conforme o ploblema em causa as reações ao tratamento são diferentes na forma e tempo. Uma sessão de Osteopatia tem a duração de aproximadamente 1h e conforme a patologia ou disfunção poderá ser necessário mais sessões com um espaçamento entre 8 a 15 dias, pois precisa-se de dar ao corpo o tempo suficiente para ele se adaptar às mudanças que lhe foi sugerida.
Os benefícios desta terapia são inúmeros, no entanto pode ser desaconselhável na presença de doenças metastáticas como o cancro, doenças infeciosas, artrite reumatoide na fase aguda, osteoporose avançada, AVC (Acidente Vascular Cerebral), hemorragias, fraturas agudas, feridas abertas.
Terapeuta: Leandra Gomes
Disponibilidade: Quinta-feira.
Duração: 1H
Valor: 30€