Yoga

Kundalini Yoga

Descrição

Esta forma de Yoga, apelidada de Kundalini Yoga como ensinado por Yogi Bhajan, foi introduzida no ocidente pelo próprio Yogi Bhajan (Harbhajan Singh Puri), em 1969, quando se mudou para Los Angeles, Califórnia, onde deu inicio a uma comunidade de estudantes apelidada de 3HO.

Na sua essência, o Kundalini Yoga como ensinado por Yogi Bhajan propõe uma transformação na forma como experienciamos e interagimos com a existência. As suas principais valências são aumentar a nossa resistência, força de vontade, capacidade de presença e enraizamento em momentos de stress, tenacidade para com os nossos objetivos e estimular a repadronização e regeneração neuronal.

Através da transmissão de conhecimentos, experiências e diferentes técnicas, esta prática procura ajudar-nos a mudar a forma como lidamos com o stress causado pelas pressões e desafios do nosso dia-a-dia. A sua prática continuada otimiza a capacidade de auto-regulação do nosso organismo (que assim facilita a integração das experiências vividas), fortalece e desintoxica o corpo e a mente.

Para quem está familiarizado com práticas de yoga como o Hatha, Ashtanga ou Vinyasa, pode encontrar no Kundalini Yoga uma modalidade muito diferente, com uso de exercícios bastante criativos, e que, por vezes, sai dos cânones habituais daquilo que maioritariamente conhecemos como uma típica aula de yoga. Esta prática faz uso de exercícios dinâmicos, energizantes, criativos, objetivos e devocionais que trabalham várias estruturas e polaridades que constituem o ser humano.

A aula é dividia em 4 fases, incluindo nesta ordem, alguns aquecimentos, um Kriya com tema específico, seguido por um relaxamento e uma meditação. Por norma, os kriyas são compostos por sequências de várias posturas ou movimentos acompanhados por respirações vigorosas e profundas e, por vezes, também com mantras, meditações e mudras.

A principal intenção não é a realização de asanas perfeitos, mas adaptar sempre a prática à nossa condição no momento e tornar-nos capazes de dissolver os bloqueios energéticos no corpo e padrões mentais limitativos.

O Kriya e a meditação constituem a parte essencial de cada sessão e os temas escolhidos pelo professor são muito variados tanto para o Kriya (desde o equilíbrio dos hemisférios cerebrais, até o sistema glandular, imunológico, digestivo, a espinha dorsal, os rins, etc) como para a meditação (as emoções, o stress, a autoconfiança, o sono, foco, atenção, prosperidade, etc).


PELAS PALVRAS DE YOGI BHAJAN:

“O Kundalini Yoga procura ajudar a minimizar os efeitos dos opostos em nós. Para que a felicidade não nos torne loucos nem a tristeza nos faça morrer.”

Respiração Consciente

Meditação e Canto dos Mantras

Postura / Exercicios Fisicos

Benefícios

Alguns dos benefícios gerais destas práticas são o fortalecimento, alongamento e relaxamento da musculatura e todo o metabolismo e sistema imunitário.

Aumento da capacidade respiratória e nível de vitalidade física e psíquica.

Estimula e harmoniza os sistemas nervoso e glandular, sincronizando-os com a rede de meridianos, chacras e corpos energéticos.

Desenvolve a força de vontade, foco e atenção e equilibra ambos os aspetos feminino e masculino presentes em cada um de nós.

A longo prazo: a proposta deste tipo de yoga é ativar mudanças profundas de hábitos do dia-a-dia, romper padrões estabelecidos ao longo do tempo e quebrar ciclos negativos escondidos no subconsciente.

Aulas


(on-line e presenciais)

Horário

Segunda-Feira — 17h30 / 19h30 Quarta-Feira — 19h30

Duração

90 minutos

Horário

Segunda-Feira — 17h30 / 19h30 Quarta-Feira — 19h30

Duração

90 minutos

Mensalidade

1x/semana — 30€ 2x/semana — 45€

Instrutor

João Carqueijó

(Kirpal Rama Singh)

Mensalidade

1x/semana — 30€ 2x/semana — 45€

Instrutor

João Carqueijó

(Kirpal Rama Singh)