As alergias e a Kinesiologia

Está a chegar a época das alergias.

A alergia é um sintoma que indica uma hipersensibilidade no Sistema Imunitário.

A alergia surge quando contactamos com um alergénico (uma substância – inofensiva para a maioria das pessoas - que o corpo estranha ou que se torna estranha a partir de determinado momento) fazendo, com que o sistema imunitário reaja quando em contacto com essa substância. São libertadas substâncias pelo corpo (histamina e outras) que criam uma inflamação para atacar a substância estranha. As reações podem variar na gravidade: podem ser ligeiras ou podem até levar à morte - Anafilaxia. De qualquer forma, são sempre uma indicação que algo está a ocorrer ao nível do Sistema de Defesa e são sempre desagradáveis de se sentir.

Existem várias origens da alergia, mas hoje iremos falar sobre as Emoções. Abordaremos, noutra publicação, outro tema relativo à Alergia, associada à Kinesiologia.

 

 EMOÇÕES

Usualmente, uma alergia surge após uma vivência traumática (em maior ou menor escala), em que, não havendo possibilidade de libertação emocional do trauma, essas emoções associadas ao acontecimento ficam reprimidas e armazenadas na nossa memória corporal. O corpo, quando em choque/alerta, fixa muita informação e retém-na para posteriormente não voltarmos a passar por uma situação de stress como essa inicial.

Com isto, ocorre uma associação simbólica inconsciente em que o corpo associa determinados elementos presentes na experiência traumática (cheiros, sons, sensações, pensamentos…) ao trauma e, quando em contacto com esses “triggers” (algo que o nosso corpo associe ao evento traumático), surgem os sintomas de alergia.

Exemplo hipotético: em miúda, recebo uma péssima nota numa avaliação de uma disciplina, à qual estava habituada a ter notas de excelência. Foi a minha primeira reprovação e, não tenho ferramentas internas para lidar com ela, uma vez que é também, para mim, algo que tem muito peso emocional. O meu corpo entra em choque/alerta, quando recebo a nota, e retém a informação desse momento: pensamentos, emoções, sons, cheiros, componentes do ar, etc.

Dali a um ano, quando em contacto com o pólen, surge uma reação alérgica. O sintoma surge pela memória que o corpo tem do contacto com o alergénico-pólen e da associação inconsciente que faz com a vivência traumática.

 

Importante referir:

1) Muitas alergias genéticas têm também como causa questões emocionais. Da mesma forma que o nosso inconsciente pessoal nos protege, nos afasta de situações potencialmente perigosas e stressantes, retendo a informação dos eventos no nosso corpo, também o inconsciente familiar tem esse papel: alguma emoção forte, não digerida por um familiar e que possa pôr um ente ou a família em perigo, pode ser passada para a geração seguinte, como forma inconsciente de proteção.

2) O inconsciente é o mundo do simbólico. No exemplo acima, é descrita uma “alergia direta”, em que estive em contacto com o pólen numa situação traumática e desenvolvo alergia ao pólen. No entanto, podem surgir alergias que são desenvolvidas simbolicamente: sou alérgica a cavalos, não porque tenha estado diretamente em contacto com partículas associadas ao cavalo, mas pelo que o cavalo representa simbolicamente para mim, ao nível do inconsciente.

3) Como vimos até agora, as alergias são questões muito pessoais e muito profundas e formas de o corpo se adaptar ao stress emocional que vivencia. Dificilmente podemos fazer comparações “da mesma alergia” numa pessoa e outra, uma vez que falamos de histórias pessoais e incomparáveis com outras vivências. Podemos ter os mesmos sintomas, mas origens diferentes.

A Kinesiologia é uma ótima aliada na deteção e resolução das causas e sintomas de diferentes tipos de alergia, uma vez que permite uma viagem pelo teu inconsciente e história! Por vezes são emoções inconscientes que precisamos detetar. Por vezes, são tomadas de consciência, libertações emocionais, fitoterapia... o que necessitamos para nos ajudar a libertar dos sintomas! Não temos que achar que será sempre assim, não temos que ser reféns do desconforto das alergias para sempre. Podes fazer mais por ti! Podes libertar-te das tuas alergias!

Caminhas connosco nesta viagem de libertação?

Marcação de consulta de Kinesiologia: clica aqui.

Siga-nos

@daikispace